GENÉTICA


A hemofilia é uma doença na qual a coagulação sanguínea está alterada, sendo ocasionada por um gene localizado no cromossomo X. O alelo dominante deste gene é denominado H e condiciona a coagulação normal enquanto o alelo recessivo h está relacionado à hemofilia. Nos homens, a presença do alelo h é suficiente para que a hemofilia se manifeste já nas mulheres é necessária a presença dos dois alelos recessivos para que uma mulher seja hemofílica.

Considerando as informações acima, analise a seguinte situação:

Um homem hemofílico casa-se com uma mulher normal, filha de pai hemofílico. Entre as filhas que esse casal venha a ter, a probabilidade que elas sejam hemofílicas deve ser de:


75%
25%
50%
100%
0%

Durante o período de vida de uma célula eucariótica, ocorre um ciclo de condensação e de descondensação dos cromossomos, no qual os cromossomos atingem a condensação máxima numa fase chamada de __________________, ficando num estado de descondensação num período denominado de _______________________.

 

As palavras que completam corretamente os espaços no trecho mencionado são respectivamente:


telófase – anáfase
intérfase – metáfase
metáfase - anáfase
prófase – metáfase
metáfase – intérfase

Além da mutação, outro fator também altera a estrutura genética das populações ao longo do tempo, portanto esses dois fatores são capazes de alterar a frequência com que um gene aparece em uma população.

Esse outro fator mencionado acima deve ser:


Deriva genética
Fluxo gênico
Evolução
Migração
Seleção

O sistema sanguíneo MN, descrito em 1927 por Landstein e Levine, já foi muito utilizado em processos de identificação de paternidade antes do desenvolvimento e implantação da técnica de análise do DNA. Um casal que seja formado por dois indivíduos do tipo MN, pode ter filhos do tipo M com qual frequência?


33%
50%
25%
0%
75%

Um criador de coelhos deseja obter um grande número de coelhos brancos para comercializar, uma vez que essa cor de animais é muito procurada. Sabe-se que a determinação da cor da pelagem em coelhos envolve a relação entre dois pares de genes, sendo que a presença do alelo C (nos genótipos CC ou C_) determina a expressão da cor da pelagem enquanto que o alelo c quando presente em dose dupla (no genótipo cc) impede a expressão da cor. O gene B determina o aparecimento da cor do pigmento, onde o alelo B indica a cor preta e o alelo b, a cor marrom.

No cruzamento de um coelho preto (BbCc) com uma coelha albina (bbcc), qual deve ser a frequência esperada de indivíduos albinos na F1?


50%
25%
75%
0%
12,5%

Desejando estudar a cor da semente e a característica da mesma em ervilhas, um pesquisador cruzou plantas de sementes amarelas lisas (VvRr) com plantas de sementes verdes lisas (vvRr). As proporções de plantas AMARELAS RUGOSAS e VERDES RUGOSAS deve ser, respectivamente, de:


3/8 e 1/8
1/8 e 1/8
¼ e ¼
1/8 e 3/8
3/8 e 3/8

Analise as informações contidas nos itens abaixo:

 

(I) Compreende variações determinadas geneticamente, entre grupos da mesma população, nos quais ocorrem diferentes fenótipos.

(II) Ocorre quando a alteração na frequência dos genes é causada pelo acaso, normalmente atingindo populações pequenas.

(III) Os grupos sanguíneos do Sistema ABO são exemplos desse fator genético, uma vez que são determinados por alelos diferentes.

(IV) Esse fator é caracterizado pelo favorecimento dos organismos extremos em detrimento dos organismos intermediários.

 

Os itens que se referem ao polimorfismo genético estão contidos em:


I e IV
II e IV
II e III
I e III
I e II

Em relação ao processo de replicação do DNA, sabe-se que uma de suas características é ser "semiconservativo". Essa característica significa que ao final do processo, a partir de uma molécula de DNA são formadas:


Duas moléculas, sendo que uma é produzida primeiro do que a outra
Duas moléculas, sendo que as duas são produzidas na mesma direção
Duas moléculas, sendo que uma delas possui duas cadeias novas e a outra possui duas cadeias provenientes da molécula inicial
Duas moléculas, sendo que cada uma possui uma cadeia nova e uma cadeia proveniente da molécula inicial
Duas moléculas, sendo que cada uma possui duas cadeias novas

O daltonismo é uma anomalia ocasionada por um gene localizado no cromossomo X, sendo que o gene D é dominante e condiciona a visão normal e o alelo d é recessivo e está relacionado ao daltonismo. Nos homens, a presença do alelo d é suficiente para que o daltonismo se manifeste já nas mulheres é necessária a presença dos dois alelos recessivos para que uma mulher seja daltônica.

Uma mulher de visão normal, filha de pai daltônico, casa-se com um homem normal. Como serão os filhos do sexo masculino que esse casal venha a ter em relação ao daltonismo?


75% daltônicos e 25% normais


25% normais e 75% daltônicos


100% normais


100% daltônicos


50% normais e 50% daltônicos

Analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F):

(   ) Um rearranjo não balanceado sempre envolve uma alteração no número de genes.

(   ) As inversões são exemplos de rearranjos balanceados.

(   ) Uma translocação envolve um par de cromossomos homólogos.

(   ) As deleções sempre ocorrem na extremidade do cromossomo.

(  ) Em um rearranjo balanceado, a localização dos genes sofre alteração.

 

A sequência correta de classificação dos itens acima está contida em:


F-V-V-F-F


V-V-F-F-V


F-F-V-V-F


V-F-V-F-V


V-V-V-V-F

Páginas: 1234567